terça-feira, 18 de março de 2008

A origem da Democracia e da Cidadania

Nesse contexto de eleição da Diretoria e Conselho Fiscal da Caixa Escolar, do Colegiado das Escolas Estaduais e também da aproximação do período eleitoral para o Legislativo e Executivo municipal, temos uma grande possibilidade de exercitarmos a cidadania, que é a qualidade do cidadão, ao indicarmos nossos representantes e líderes, aos quais delegamos poder para decidir por nós junto aos órgãos deliberativos e executivos. Tal prática remonta à Grécia Clássica, por volta do século V a.C., berço da democracia, que significa “governo do povo” (demo = povo / cracia = governo). Nas cidades gregas, como por exemplo Atenas, os cidadãos gregos se reuniam na Ágora, um local público, para discutir as diversas questões e problemas relacionados a pólis (cidade da Grécia Antiga). Qualquer cidadão, exceto estrangeiros, escravos e não-gregos, poderia pedir a palavra e discursar para platéia e coletivamente as pessoas tomavam as decisões que julgavam ser necessárias para o bem-estar comum.
O sistema democrático, desde então, tem sido considerado o modelo de governo ideal, pelo menos para os povos Ocidentais. Contudo, não raro na História da Humanidade, o Estado Democrático tem sido suplantado pelo Autoritarismo Político, inclusive na atualidade a democracia tem sofrido alguns revezes, caso de Cuba e Venezuela, por exemplo.
No Brasil, porém, diversos sociólogos e cientistas políticos tem afirmado que a democracia brasileira está cada vez mais madura, isto é, sólida, devido, a superação da ditadura militar, da redemocratização do país, das sucessões presidenciais através de votação direta, o sucesso dos referendos, aumento da participação popular etc. Aos poucos, estamos consolidando a democracia nacional e, em breve, poderemos ser a nação paradigma de democracia contemporânea para os demais países do Globo, tal como foi a Grécia Clássica para os povos Ocidentais lá na Antigüidade!
Mas para mantermos nosso país democrático, com as liberdades individuais asseguradas e com a gestão pública eficaz e participativa, os cidadãos precisam entrar em cena efetivamente. É preciso que cada indivíduo exerça de fato a cidadania e aprenda a tomar decisões com autonomia e inteligência. Para isso acontecer é preciso se posicionar, analisar, criticar e escolher por si só suas opções e tomadas de decisão, sem receio e com a segurança de ter escolhido o melhor.
Somente a via democrática pode incluir os cidadãos no sistema político e garantir a responsividade social e a Gestão democrática do Patrimônio Público. Portanto, aproveitemos a atual conjuntura para exercitarmos mais uma vez nossa cidadania e construirmos uma escola melhor, uma cidade melhor e não obstante, um país cada vez mais democrático. Participe!

Rodolfo Alves Pereira
Diretor

FELIZ PÁSCOA!

Desejamos para todos os usuários deste Blog, de modo especial para nossos alunos e suas famílias e para as pessoas que têm acompanhado a Escola e suas diversas atividades, que são divulgadas através do Blog e do Jornal da escola, uma Feliz e Abençoada Páscoa! Aproveitamos o momento para agradecer as inúmeras visitas que temos recebido neste sítio eletrônico. Isso tem nos incentivado bastante a continuarmos produzindo e tornando públicas as principais atividades que acontecem em nossa escola. Iremos continuar trabalhando para tornar esse espaço virtual em um local que estimula e favorece a troca de experiências e a aprendizagem. Nossa meta é ampliar a participação de alunos e professores na construção deste Blog. Queremos que mais estudantes e educadores consigam acessar e utilizar essa ferramenta como uma alternativa didática e pedagógica e, também, como forma de inclusão digital, em um Mundo cada vez mais globalizado!
Trabalho é o caminho a ser seguido para, gradativamente, atingirmos nossos objetivos.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Educação Ambiental: A relação Humano x Meio Ambiente

Nosso Blog, assim como nossa escola, estão engajados na luta pela educação ambiental, que inclusive já consta, de forma integrada, nos Componentes Curriculares oferecidos pela escola aos educandos (Lei Federal Nº 9795/1999).

Hoje uma imagem nos chamou a atenção, trata-se de uma foto registrada na cidade de São Paulo, a qual se encontra disponível no sítio eletrônico da Folha de São Paulo (folha.com.br), que reproduzimos ao lado.
A foto foi registrada na região norte e mostra uma camada de gases escuros e poluentes que dividem a cidade e o céu. Paulistanos já não conseguem mais apreciar o azul do céu, mas sim tonalidades cinzentas e marrons, que deixam a cidade obscura.
Essa poluição é fruto da queima de combustíveis, dos escapamentos das indústrias, queimadas e dos gases químicos expelidos pelo lixo . O grande crescimento da cidade de São Paulo, tem agravado ainda mais a situação de agressão ambiental, devido, a ação/inércia humana.
A qualidade do ar da cidade fica seriamente comprometida e influi diretamente sobre a saúde humana. Diversos problemas são provocados pela influência da poluição do ar, tais como, dores de cabeça, dificuldades respiratórias, irritação nos olhos, nariz, garganta e problemas cutâneos. Agredimos a natureza por muito tempo, e hoje somos agredidos por ela. O ar, a água e a terra, elementos essenciais para nossa sobrevivência, estão cada vez mais contaminados pelos dejetos humanos, estes por sua vez necessitam cada vez mais daqueles elementos. Assim sendo, somente através de um crescimento urbano e demográfico sustentável, planejado e ecologicamente viável conseguiremos garantir a vida com qualidade, caso contrário, o futuro das próximas gerações será prejudicado.
Por isso, devemos pensar diariamente no meio ambiente, sobretudo, na relação que mantemos com o meio no qual vivemos. Não é necessário esperarmos por políticas públicas ambientais, que são importantes para o processo de prevenção e saneamento do meio, nós, cidadãos, no dia-a-dia podemos repensar atitudes que irão contribuir para a limpeza da terra, da água e do ar em nossa cidade. Basta termos atenção para o lixo, sua coleta, reciclagem etc; Zelarmos pela boa utilidade da água das torneiras da casa e reivindicarmos o devido tratamento de esgoto para as águas que não podem ser reutilizadas; Utilizar veículos que estejam equipados com aparelhos que reduzem as emissões de gases poluentes etc.
Enfim, medidas simples e importantes capazes de melhorar nosso espaço de convivência podem e devem ser iniciadas por nós mesmos, os principais interessados em conviver e sobreviver em harmonia com o meio ambiente.

sábado, 1 de março de 2008

Intolerância sem fim...

Os conflitos armados continuam na faixa de Gaza, situada na Palestina, no Oriente Médio. O novo evento bélico é marcado por uma operação militar israelense ao norte da Palestina, que já deixou um rastro de aproximadamente setenta e um (71) mortos e muitos feridos desde o dia 27/02/2008. Israel ataca em resposta aos foguetes disparados contra cidades israelenses pelo grupo Hamas, que tem controlado Gaza.

O confronto entre palestinos e isralenses dura anos, e um acordo duradouro de paz jamais foi estabelecido, devido, as reivindicações e ambições territoriais que ambos os povos têm na região. A disputa é, portanto, geopolítica, envolvendo ainda questões religiosas e étnicas, o que torna o problema muito mais complexo.


Enquanto o poderoso exército israelense ataca com modernos tanques e helicópteros, os grupos palestinos contam com equipamentos menos poderosos, como o Hamas, utilizam morteiros e foguetes, os quais muitas vezes são lançados contra as cidades israelenses. Milhares de civis já morreram com os ataques, e são os mais prejudicados pela intolerância política e religiosa. As incursões militares israelenses às cidades palestinas, provocam danos que atingem diretamente a população, tais como a destruição de reservatórios de água, rede de esgoto, rede elétrica etc. Da mesma forma, os ataques palestinos muitas vezes alvejam civis israelenses.


Quando esse conflito cessará? Será que algum dia palestinos e israelenses conseguirão viver em paz, respeitando fronteiras, não só territorias, mas também culturais?


Esperamos que um dia esse conflito chegue ao fim, para que aquela região possa ser efetivamente chamada e reconhecida como a "Terra Santa", berço de três grandes religiões do Mundo - Judaísmo, Catolicismo e Islamismo.



Para saber mais sobre o conflito sugerimos o especial da BBC BRASIL, disponível no sítio:


http://www.bbc.co.uk/portuguese/pulltogether/s_orientemedio.shtml