segunda-feira, 7 de julho de 2008

TODA A COMUNIDADE PARTICIPANDO

O dia 05/07/08 (sábado) foi denominado pela SEE-MG de "Toda a Comunidade Participando", pois nesse momento a comunidade escolar das escolas públicas de Minas Gerais teriam a oportunidade de conhecer e ajudar a construir o Plano de Intervenção Pedagógica, que agora tornou-se um programa contínuo.
Aqui na nossa escola a Comunidade compareceu em número significativo e conheceram o Programa de Intervenção em seus mínimos detalhes. O Diretor Rodolfo Alves Pereira abriu o evento e em seguida falou a Especialista em Educação, Lúcia Furtado, ambos ressaltaram a importância do movimento "Toda a escola pode fazer a diferença", analisaram os resultados obtidos pela escola nas avaliações externas e, claro, o Programa construído no dia 01/07/2008.
Após isso, a Comunidade foi ouvida e, assim como aconteceu no ano passado, grupos de discussão foram formados para facilitar o trabalho e a coleta de sugestões. Feito isto, os representantes dos grupos expuseram suas anotações para todos os presentes e todas as observações anotadas pela comunidade (alunos, pais e professores) serão incorporadas ao Programa de Intervenção Pedagógica 2008.
A avaliação que a equipe pedagógica faz da reunião é positiva, tendo em vista o bom número de presentes e, principalmente, devido a qualidade das sugestões oriundas da comunidade. Assim sendo, o dia 05/07/08 foi um dia muito produtivo e todos os participantes deixaram a escola satisfeitos e felizes com o trabalho realizado coletivamente. É dessa forma que a escola pode ser transformada, envolvendo todos no processo educacional, tornando-se um espaço democrático e estimulante para a autonomia, participação e auto-avaliação de sua prática, onde todos falam e são ouvidos.
Em uma escola participativa, onde todos os seus membros estão cientes de suas responsabilidades, com certeza, a possibilidade do sucesso dos educandos, o núcleo e centro das atenções de toda escola, é muito maior.


Abaixo colocamos as fotos do sábado:


Nenhum comentário: