quinta-feira, 5 de julho de 2012

OLIMPÍADAS DE LONDRES 2ª PARTE- CURIOSIDADES OLÍMPICAS

  Há décadas, os mascotes olímpicos vem sendo animais alegres que ostentem alguma conexão para com o país anfitrião .

   O Comitê Organizador das Olimpíadas de Londres, que está montando os jogos de 2012, decidiu adotar uma nova abordagem, talvez mais apropriada ao nosso mundo digitalizado e à evolução na maneira pela qual as crianças se comunicam, hoje em dia.

   Os personagens não tem nada de fofo ou carinhoso; são metálicos, grandalhões e não têm sexo aparente. Os dois estão equipados cada qual com um só olho (na verdade, uma câmera), com uma luz em suas cabeças que simboliza os táxis de Londres, e ostentam braceletes que representam os cinco anéis olímpicos. Suas formas indefinidas e aerodinâmicas os fazem parecer versões em modo ficção científica.
  Os Mascotes Olímpicos são personagens criados para representar os Jogos Olímpicos de uma forma descontraída e animada. Geralmente representam aspectos importantes da cultura do país sede. São muito utilizados para divulgar o evento nos meios de comunicação.

   Na apresentação , a história da dupla de Mascotes -Londres 2012, lembrou a de Pinóquio, o boneco de madeira que ganha vida pela mágica de uma fada. 



    Os dois são pedaços de metal, sobra da construção de Estádio Olímpico. São esculpidos por um avô e ganham vida magicamente.  O quase conto de fadas foi criado por Michael Morpurg, autor de livros infantis. 
 
  Wenlock e Mandeville são os mascotes dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Eles são duas gotas de aço.
    Wenlock é o mascote dos Jogos olímpicos e Mandeville é o mascote dos Jogos Paraolímpicos.


 
WENLOCK E MANDEVILLE
   Acontecerão, entre os meses de julho a agosto de 2012 na cidade de Londres (Inglaterra), os XXX Jogos Olímpicos. A abertura será realizada  no dia 27 de julho. A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 12 de agosto.


    O lema dos jogos será "Live is one" ("Viva como se fosse o único"). As duas cerimônias acontecerão no Estádio Olímpico de Londres. Com toda estrutura em aço, o estádio receberá as cerimônias de abertura e encerramento, assim como todas as provas de atletismo. 

   Serão disputados 36 esportes. As medalhas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 foram apresentadas no dia 27 de julho de 2011 para a imprensa do mundo todo. Como é tradicional, na frente da medalha está a deusa grega da vitória, Nike. No outro lado, o símbolo de Londres-2012.

   
SÍMBOLO DE LONDRES










MEDALHAS OLÍMPICAS DESENHO DA DEUSA GREGA NIKE


   A Tocha Olímpica é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade.  Atualmente, a Tocha Olímpica é acesa vários meses antes das Olimpíadas no local dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em Olímpia na Grécia. O revezamento da Tocha Olímpica termina um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A última pessoa a levar a tocha é tradicionalmente mantida em segredo até o último momento e geralmente é uma celebridade esportiva do país anfitrião. Depois disso, o Fogo Olímpico queima na pira até ser apagado na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos. Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade o fogo tinha significado divino, era sagrado.
Assim como a Tocha Olímpica a medalha utilizada em Londres faz referência á uma deusa, seu nome personificava vitória, força e velocidade.

Nenhum comentário: