sexta-feira, 15 de junho de 2007

A História da Capela de Santa Marta

No mês de maio, foi solicitado aos alunos da 5ª série a realização de uma pesquisa para conhecermos um pouco da história local.
Então dividimos a turma em grupos, e os alunos foram pesquisar informações na Biblioteca, coletaram entrevistas com alguns moradores e elegeram alguns pontos do Distrito para serem estudados.
Dentre vários pontos, apresentaremos aqui a História da Capela de Santa Marta, que foi contada pelas alunas Cintiany Gonçalves Costa, Déborah Haas Barbosa, Lays Margarida Rosa de Lima e Lívia Pereira Costa.



Esta história é baseada em fatos reais...


Há muitos anos existiu uma mulher que se chamava Maria Marta. Ela era uma escrava.
Maria Marta pegou uma doença que afetava sua pele, era a Hanseníase. Após ter pegado essa doença, seu dono a deixou jogada em lugar, para que ela não contaminasse os outros escravos.
Maria estava grávida e acabou ficando abandonada.
Um dia, passaram dois homens por aquele lugar e eles escutaram um choro nos arredores da estrada. Então foram conferir do que se tratava, e acabaram encontrando Maria que havia dado a luz a duas crianças gêmeas. Os homens se aproximaram e viram que as duas crianças estavam vivas, mas Maria Marta não tinha sobrevivido ao parto. Passado algum tempo, as crianças faleceram também, pois nasceram com a doença da Mãe.
Aqueles homens decidiram enterrar Maria Marta e seus filhos naquele mesmo lugar, onde após anos foi construída a Capela. Atrás da Capela construíram um cruzeiro, no seu topo fica um galo de metal.
Em homenagem a tragédia sofrida por Maria Marta, seu nome foi dado a esta Capela, que até é hoje é frequentada por fiéis que mantém essa História viva.
_____________________________________________________________________

A História de Maria Marta despertou o interesse da turma, e por isso resolvemos ir conhecer o local onde foi erigida uma Capela em homenagem àquela escrava. Outras turmas resolveram se juntar ao nosso passeio, assim reunimos a 5ª, 6ª , 7ª, 8ª séries e uma turma da Educação Infantil da Prefeitura Municipal.
De acordo com dados encontrados na Capela, esta foi construída no início do século XX com a ajuda de doações de pessoas da Comunidade.
Não sabemos se o fato relatado pelos alunos aconteceu ou se trata de apenas uma lenda, mas a Historiografia nos mostra, apoiada em farta documentação, o drama vivido pelos escravos no Brasil, que sofreram com diversas doenças, devido ao árduo trabalho e as precárias condições de vida impostas a eles, como a alimentação inadequada, falta de higiene e repouso. Todos esses fatores contribuíram para a debilitar a saúde dos negros e negras transplantados da África para o Brasil, dessa forma, os escravos se tornavam alvos fáceis de muitas doenças, tais como a varíola, cólera etc.
Um escravo portador de doença contagiosa, era imediatamente isolado dos demais escravos, pois se a doença fosse disseminada, o Proprietário poderia ter grande prejuízo. Assim, era melhor sacrificar um escravo, deixando-o morrer abandonado, do que deixá-lo em contato com os outros cativos sob o risco de provocar uma epidemia.
Ainda não encontramos documentos que comprovem a existência de Maria Marta, tampouco indícios que evidenciem a sua morte trágica, mas tendo este evento ocorrido ou não, a lenda da escrava Maria Marta refleti fatos que ocorreram com freqüencia em nosso passado escravocrata.




Participaram da visita os Professores: Ana Cristina Miranda Fajardo; Jaques Cesar de Carvalho; Rodolfo Alves Pereira e Rozana Ávila Reis





Veja as fotos da Visita à Capela de Santa Marta:










Nenhum comentário: