quarta-feira, 22 de agosto de 2007

A importância da Higiene para a Saúde

A higiene pessoal é muito importante para a saúde do indivíduo e, também, para o seu relacionamento com a sociedade.
O asseio com o corpo, ou a falta dele, demonstra o grau de compromisso que o indivíduo tem consigo mesmo. Uma pessoa asseada é facilmente aceita pelos demais membros de seu grupo social, tem sua auto-estima elevada e, conseqüentemente, vive mais feliz. Diferente de uma pessoa sem zelo com o seu próprio corpo, que pode ficar com sua auto-estima baixa, além de sofrer com perseguições e apelidos por parte dos seus companheiros. Recorreremos à ficção para ilustrar a perseguição a que estamos nos referindo. Então vejamos, quem não conhece o personagem Cascão, que faz parte da Turma da Mônica, criado por Maurício de Souza? Nas histórias em quadrinhos, Cascão é um garoto que não gosta de tomar banho, anda sempre sujo e com mau cheiro. Por causa disso, ele é perseguido pelos seus colegas, os quais tentam incessantemente lhe dar um banho, utilizando diversas armadilhas. O apelido Cascão se tornou uma marca do personagem, cujo nome não é mencionado nas Hqs. Esse exemplo comum em uma História em Quadrinhos pode, também, ocorrer na vida real, caso a pessoa deixe de cuidar da higiene do seu próprio corpo.
A higiene pessoal é também uma forma eficaz para evitarmos algumas doenças e vivermos com mais saúde. Se não cuidarmos devidamente da limpeza de nosso corpo, ficamos expostos aos microorganismos que são nocivos à saúde humana.
A seguir destacamos as características de algumas doenças e problemas decorrentes da falta de higiene: Micoses, manchas brancas ou vermelhas que surgem na pele, podem resultar da falta de asseio; Pé-de-atleta, tipo de micose que acomete os dedos e se propaga para a planta dos pés, provocando coceiras. A contaminação ocorre quando a pessoa caminha descalça em pisos úmidos e sujos; Piolhos, parasitas que atacam o couro cabeludo, a ação dos piolhos provoca coceira; Mau hálito é provocado, dentre outros fatores, pela presença de restos de alimentos entre os dentes; etc.
Portanto, adotar hábitos de higiene é trabalhar pela saúde individual e coletiva, evitando assim, transtornos e gastos com consultas a especialistas da área de Saúde e medicamentos. Lembre-se do ditado popular: “Prevenir é melhor do que remediar”. Abaixo relacionamos algumas dicas importantes para você permanecer limpo, saudável e feliz:

1. Lavar os cabelos diariamente com Xampu e mantê-los sempre cortados;

2. Limpar bem o rosto na hora do banho. Não se esqueça das orelhas e do nariz;

3. Escovar os dentes por pelo menos duas vezes diárias. Utilizar o fio dental e se possível um anti-séptico bucal;

4. Tomar banho utilizando uma esponja ou bucha e sabão. Esfregue todas as partes de seu corpo; Após o banho, não se esqueça de secar o seu corpo com a toalha, passar o desodorante nas axilas, enxugar os seus pés;

5. Mantenha as unhas dos pés e das mãos sempre aparadas e limpas; Não ande descalço pelas ruas, ande sempre calçado;

6. Lavar as mãos antes de ingerir alimentos e após utilizar o vaso sanitário;

7. Use roupas limpas.


Seguindo essas dicas você estará se protegendo de diversas doenças e, poderá desfrutar sua vida com mais saúde e energia!







Leia mais informações clicando abaixo:

http://folhaestudantilcom.blogspot.com/2009/08/educacao-e-higiene-uma-combinacao.html

6 comentários:

Anônimo disse...

adorei esse blog e muito inpor cuidar da nossa saude

Anônimo disse...

adoooooooooooooooooooooooooooooorei,e muito importamte cuidar da saude.111111111111111111111111111100000000000000000.

Anônimo disse...

Olá!
É a primeira vez que passo por aqui e já venho adorando. Tenho um trabalho de religião a fazer e seu site me ajudou muito, com ele tomei mais conhecimento sobre minha própria higiene pessoal, tal como as atitudes que tenho perante esta.

Obrigada, adorei.

The Artdestroy disse...

Ótimo. parabéns pelo seu trabalho!
Gostei muito. Está me ajudando muito no meu trabalho!
Saúde e prosperidade para vcs!!!

Anônimo disse...

Valeu pois tinha dúvidas de como abordar este tema, pois trabalho com crianças de vários meios sociais diferentes, e hj a compreensão e aceitação dos pais estão cada vez mais difícil. obrigada;

Anônimo disse...

Obrigado otimo trabalho não esquece de se higiene ok!
De:mikelly 3D