terça-feira, 18 de dezembro de 2007

MEMÓRIA LOCAL

Um dos principais objetivos de nosso Blog e de nosso jornal é resgatar a memória e história de Tebas. Aos poucos estamos conseguindo alcançar o objetivo, com a ajuda de alunos, professores e membros da comunidade, estamos trazendo a tona Histórias e Estórias de nosso distrito. Tentaremos publicar em todas as edições de nosso jornal alguma matéria relacionada à História e a memória de Tebas e seus cidadãos. Estamos nos preparando e no ano seguinte iremos publicar uma matéria especial sobre a vida de Oscar Niemeyer e comentar uma obra assinada por este arquiteto, que foi erigida em nosso distrito. Em breve, iremos pesquisar a origem do nosso povoado, que remonta à segunda metade do século XIX. Mas, por hora leia a postagem a seguir e entenda porque o futebol é tão querido pelos tebanos!

RESGATE DA HISTÓRIA LOCAL

Que a maior parte da população de Tebas é apaixonada por futebol, todos nós sabemos. O que talvez muitas pessoas não sabem é que essa paixão não é recente, pois ela nos remete ao ano de 1912. Veja a foto abaixo, registrada no distrito naquele ano, observe um time de futebol formado por cidadãos tebanos.
O futebol está presente na cultura e história de Tebas e vem se perpetuando ao longo do tempo na preferência esportiva dos habitantes de nosso distrito! Conhecendo nossa história fica mais fácil compreender por que o futebol é tão apreciado pelos tebanos.

Legenda: Em pé: Salvador Araújo, Tozinho Barbosa, Olívio Barbosa (juiz), Oscar Cesar, Amadeu, ???
Agachados: Waldemar Medeiros, Orlando Chaves, Tião Almeida, Henoch Fonseca
Sentados: Olívio Tomé, Antonio Arruda, Chico Bustamente, Zequinha Resende, ???
(Colaboração: Alexandro Costa Cesar)

Agradecimento especial: A Lucimary Vargas, diretora geral do Arquivo Histórico Municipal/CEPESLE.
Fonte: http://www.arquivohistórico-mg.com.br/

Nenhum comentário: