segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

A TV Digital no Brasil

No dia 02 de dezembro foi oficializado a transmissão de sinal digital para televisão brasileira. Porém, inicialmente, só a Grande São Paulo terá acesso a nova tecnologia, as demais regiões e cidades brasileiras continuarão recebendo o sinal analógico.

O evento que marcou o início da "era" digital contou com diversas personalidades da televisão brasileira, artistas, jornalistas, políticos, ministros e o presidente Lula estiveram presentes na solenidade inaugural.


Fizemos uma breve pesquisa e iremos relacionar algumas perguntas e respostas sobre a TV Digital, que julgamos ser esclarecedoras para nossos leitores:

1. O que é a TV Digital?

É uma nova tecnologia que disponibiliza para o telespectador melhor qualidade de som e imagem. Além de ter uma proposta interativa, através da qual o telespectador poderá participar de enquetes, realizar compras pela TV, acessar mais canais, programas etc. Em breve, será possível assistir programas de TV pelo celular.

2. O que é preciso para ter a TV Digital?

Um conversor que deverá ser instaladao no aparelho de TV, esse equipamento recebe o sinal digital, com alta definição das imagens e mais qualidade sonora. O consumidor também tem a possibilidade de adquirir um aparelho televisor novo, com o conversor digital já instalado.

3. Quanto custa o aparelho conversor do sinal digital?

Atualmente, os conversores custam, aproximadamente, R$ 500,00, mas o Governo Federal negocia com a rede varejista e prevê investimentos para baratear o equipamento, fazendo seu preço recuar para menos de R$ 250,00.

4. Quando teremos acesso ao sinal digital?

O Governo Federal estipulou que o sinal analógico será desligado em 2016. As capitais brasileiras começam a receber o sinal digital em dezembro de 2009 e os demais municípios em dezembro de 2013. Dentro desse prazo, os telespectadores poderão comprar os conversores digitais ou novos aparelhos de TV.

Nenhum comentário: