segunda-feira, 30 de junho de 2008

CHEGOU O DIA D

No dia 01/07/2008 (terça-feira) todas as escolas públicas de Minas Gerais estarão mobilizadas para a reorganização de seus Planos de Intervenção Pedagógica. Esse dia, portanto, será um momento muito importante para as escolas refletirem e discutirem acerca de suas práticas pedagógicas. O momento também será oportuno para a apropriação e análise coletiva dos resultados das avaliações externas obtidos pelas escolas.
E foi devido ao grande movimento e a mobilização que o 01/07/08 recebeu o apelido pela SEE e pelas SRE's de Minas Gerais de "Dia D", em alusão à Batalha da Normandia, empreendida por forças transnacionais, lideradas pelos E.U.A, em junho de 1944, na luta contra a Alemanha de Hitler. A grande ofensiva ocidental iniciada no DIA D, foi substancial para a derrota do Nazismo, embora a derrocada alemã estivesse próxima devido à avalanche soviética e, conseqüentemente, para o restabelecimento da Democracia na Europa.

Agora, cabe a nós educadores a total mobilização para transformarmos a realidade de nossas escolas, isto é, torná-las mais agradáveis aos estudantes e agregar mais eficácia ao processo ensino-aprendizagem, de modo que elas consigam, a curto prazo, apresentarem bons resultados nas avaliações externas futuras.

A missão das escolas públicas de Minas Gerais, ou melhor da educação pública brasileira, é muito árdua, talvez seja mais difícil que a missão "Overlord" de 1944. Mas nem por isso devemos recuar, devemos sim planejar e buscarmos boas alternativas para superarmos os muitos problemas que nossas escolas e nós, educadores, enfrentamos cotidianamente. O momento é agora, e toda a comunidade escolar, com seriedade e compromisso, deve aderir à essa Campanha. Somente assim conseguiremos efetivamente "Fazer a diferença" e promovermos a transformação necessária à Educação Pública no Brasil!

Nenhum comentário: