quarta-feira, 10 de junho de 2009

Um pouco de nossa realidade ambiental... (GDP Nós e o Ambiente)

O GDP "Nós e o Ambiente", da E. E. Justiniano Fonseca, está focando em seu Projeto a relação entre Água e a Saúde Humana, mas também estamos muito atentos e preocupados com o tratamento que está sendo dispensado aos recursos hídricos disponíveis em nosso distrito, Tebas.

Nas fotos abaixo, registradas em meados do ano de 2008, os alunos e professores da escola fotografaram um dos córregos que cortam o distrito de Tebas, localizado na Rua Omar R. Peres, em uma atividade de Educação Ambiental.
O que percebemos é que o córrego fotografado está extremamente poluído, pois o esgoto que é captado nas residências é lançado no riacho e o lixo que é jogado, por parte da população, em suas margens.
Em uma das fotografias, registramos, inclusive, uma bola de futebol flutuando sobre as águas do córrego. Além disso, percebe-se que o riacho também está sofrendo com o fenômeno do assoreamento, devido ao deslizamento de terras das margens que acabam sendo depositadas ao longo do curso do riacho.
O deslizamento de terras, por sua vez, ocorre porque falta vegetação adequada para impedir ou minimizar o processo erosivo, que conduz terra para o fundo do riacho, diminuindo sua vitalidade e água corrente.
Após esse breve diagnóstico de nossa realidade ambiental, cabe a nós educadores, alunos e alunas da escola e aos demais membros da comunidade escolar refletirmos sobre nossas ações e buscarmos soluções viáveis para nossos problemas.
Devemos começar a mudança alterando alguns de nossos hábitos, por exemplo, parar de jogar sacolas plásticas, papéis, garrafas pet e lixo nos córregos.
Nesse sentido, a Escola assume um importante papel na luta pela conscientização e mobilização social em prol do saneamento de nossos problemas. Queremos contribuir para a melhorar a vida de nossos alunos e de suas famílias, tornando nosso distrito melhor, com mais qualidade de vida e equilíbrio na relação entre os seres humanos e a natureza.
Portanto, estaremos sempre abordando as questões ambientais aqui na escola, seja através das aulas, palestras, debates ou de projetos como o GDP e também através de nossos Blogs e do Jornal escolar, dessa forma, estaremos cumprindo a Lei Federal Nº 9795/1999, que estabeleceu Política Nacional de Educação Ambiental, e preparando nossos estudantes para intervirem em nossa sociedade de maneira responsável e sem tantas agressões à natureza.

GDP “Nós e o Ambiente”.


Infelizmente, é comum encontrarmos lixo nos córregos de nosso distrito.



Devido à erosão, o leito do córrego está cada vez menor.

A falta de vegetação adequada expõe o solo ao clima e provoca deslizamentos de terra na direção ao riacho.

Nenhum comentário: