- Língua Portuguesa
Leitura e interpretação de reportagens jornalísticas;
Produção de textos de gêneros variados contendo sugestões para a comunidade escolar se prevenir do vírus da gripe suína.
- Matemática
Coleta de números de óbitos provocados pela gripe suína, por estados brasileiros;
Elaboração de gráficos e tabelas com os números de óbitos e casos diagnosticados de Influenza A H1N1;
Comparação e interpretação dos dados.
- Ciências
Estudo das características biológicas do vírus da gripe suína;
As formas de contaminação, os sintomas da gripe suína e as diferenças entre ela e a gripe comum;
Os métodos de prevenção e tratamento da gripe suína.
- História
Pesquisa sobre outras epidemias que afligiram a população brasileira;
Estudo e comparação entre a gripe suína e a gripe espanhola que proliferou no país nos anos de 1918 e 1919;
O papel político, social, cultural e literário desempenhado pelo movimento sanitarista brasileiro nas primeiras décadas do século XX.
- Geografia
Mapeamento dos principais estados afetados pelo vírus da gripe suína;
Cruzamento dos dados matemáticos com as características geo-climáticas de cada estado atingido pela Influenza A H1N1;
Análise das condições estruturais da saúde pública brasileira e sua capacidade de tratar as pessoas infectadas pelo vírus da gripe.
- Artes
Confecção de cartazes, panfletos, charges e estórias em quadrinhos retratando a gripe suína, os métodos de prevenção, tratamento e demais orientações relevantes;
Visualização de obras de arte que retratam os horrores que as doenças e epidemias provocaram para a humanidade ao longo da História;
Elaboração e apresentação de cenas teatrais focalizando o tema.
- Língua Estrangeira Moderna - Inglês
Trabalho com textos dos alunos e reportagens sobre a gripe suína, traduzindo-os para a língua inglesa;
Exercitar a leitura e pronúncia de frases e palavras em inglês .
- Educação Religiosa
Incentivo ao protagonismo estudantil no tocante à prevenção da gripe suína, através da mudança de hábitos e adoção de medidas que visem a manutenção da saúde coletiva;
Trabalho sobre a conduta ética, solidária e cidadã que cada indivíduo deverá apresentar, acentuadamente, nesta conjuntura de pandemia da Influenza A H1N1;
O cuidado e o respeito pelas pessoas que apresentarem os sintomas e/ou estejam contaminadas pela gripe suína, evitando a discriminação e a exclusão social.
- Educação Física
Realização de uma gincana de perguntas e respostas sobre as caracterísiticas da gripe suína, formas de prevenção, sintomas da doença etc;
Prática dos métodos de higienização corporal necessários à prevenção do vírus da gripe suína, observando as formas adequadas da lavagem e secagem das mãos e os cuidados com o ato de tossir e espirrar em ambientes com algomeração de pessoas.
Fontes para pesquisa:
http://www.educacao.mg.gov.br/
Acompanhamento do trabalho:
Lúcia de Fátima Pereira Furtado - Especialista
Rodolfo Alves Pereira - Diretor
Avaliação do Projeto:
*Fica a critério dos professores. Lembramos apenas que a avaliação deve ser cumulativa, formativa e processual, e deve levar em conta o progresso, o comportamento e a mudança de atitude por parte dos alunos ao longo da aplicação do projeto. Além disso, deve conter instrumentos para avaliar as habilidades e competências comuns a todos os conteúdos curriculares, tais como as capacidades de leitura, interpretação, escrita, racioncínio lógico, comparação de dados e informações etc.
Duração do Projeto:
3º Bimestre (agosto, setembro e outubro) - O tema pode e deve ser trabalhado pelos professores após o 3º bimestre de forma transversal.
Público-Alvo:
Todos os alunos da escola (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 2º período EJA)
Recursos:
Microcomputador com acesso à internet;
Impressora;
Materiais escolares (cartolinas, lápis de cor, canetinhas, réguas, cola, tinta guache etc);
Jornais e revistas.
2 comentários:
Em minha opinião, atitude como essa são de extrema importância e ajudam a responder dúvidas tanto dos alunos como da própria comunidade que será beneficiada com o resultado final desse projeto. Estou enviando alguns links com textos que podem ajudá-los em relação à leitura e, principalmente, interpretação de textos jornalísticos.
Diretor Rodolfo, manda um beijão para a minha mãezinha Vera que trabalha aí na cozinha.
Pretendo sempre que possível contribuir com os projetos, seja com material ou com informações, para retribuir o muito que essa escola me ajudou.
Rodrigo de Sousa
Guarulhos – SP
http://www.latinoamericano.jor.br/aulas/teoria_jornalismo/Resumo_REVISAO.pdf
http://virtualbooks.terra.com.br/osmelhoresautores/download/teorias_da_comunicacao.pdf
http://docs.google.com/Doc?docid=0AUJ9rC0DT-rNZHFyc3I3eF8xaGtndHBzZ2M&hl=en
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_comunica%C3%A7%C3%A3o
Olá Rodrigo de Sousa,
Primeiramente gostaria de agradecer sua visita ao nosso Blog e a mensagem que você nos deixou indicando referências para pesquisa, que enriquecerão bastante nosso trabalho pedagógico sobre a gripe provocada pelo vírus Influenza A H1N1.
Quanto ao recado que você solicita que eu transmita a Dª. Vera, farei com o maior prazer, como retribuição à sua visita e ao apoio que recebemos de você e de sua mãe, a qual em muito contribui com o seu esforço dedicado à escola e aos seus alunos.
Agradeço-lhe novamente por sua visita e por seu apoio.
Um abraço,
Rodolfo Alves Pereira
Diretor - E. E. Justiniano Fonseca
Tebas/Leopoldina (MG).
Postar um comentário