sexta-feira, 28 de maio de 2010

INDISCIPLINA NA ESCOLA?

É comum na rotina de nós, educadores, nos depararmos com os problemas de indisciplina, os quais se manifestam de inúmeras maneiras.

Não há fórmulas mágicas para colocarmos um fim na indisciplina na escola, tampouco, conseguiremos (E NEM QUEREMOS) transformar nossos estudantes em robôs que respondem a todos os nossos comandos e nos atendem obedientemente.

Contudo, a maioria dos educadores admite que a disciplina na escola e também na vida é muito importante para que os estudantes tenham êxito na escola e sucesso em seu processo de aprendizagem.

Portanto, um pouco de disciplina e limites não faz mal a ninguém, muito pelo contrário, só facilita o trabalho do educador e a aprendizagem escolar dos alunos.

Abaixo postamos algumas atividades dirigidas que podem se aplicadas para os estudantes, com a finalidade de promover uma reflexão acerca de comportamentos e condutas adequadas ou não ao contexto escolar, tais como ética, cidadania e respeito à diversidade e ao patrimônio público.
Já realizamos este trabalho com alguns alunos do Ensino Fundamental e o resultado foi satisfatório.
Não podemos nos esquecer que a conquista da disciplina, depende de um trabalho contínuo, processual e que deve envolver toda a equipe da escola e as famílias dos alunos.

Assim, com bastante diálogo e envolvimento de todos - educadores, alunos e família, acreditamos ser possível encontrar caminhos para melhorar o desempenho e a produtividade de nossos estudantes!

Esperamos que gostem das atividades.


Nenhum comentário: