sábado, 12 de junho de 2010

Encontros historicos na Copa do Mundo!

A Copa do Mundo começou efetivamente no dia 11 de Junho de 2010, sendo este evento futebolistico pela primeira vez realizada em solo africano.

E e justamente neste solo africano, cujas nacoes foram colonizadas por povos da Europa, que haverá alguns encontros bem interessantes entre selecoes de diferentes países.

Hoje, por exemplo, dia 12/06, teremos a disputa entre as selecoes da Inglaterra e dos Estados Unidos da América, no Grupo C da Copa do Mundo. No dia 25/06, a selecao brasileira enfrentara a selecao de Portugal, pelo grupo G do torneio.

O que há em comum entre estes dois jogos de futebol
Trata-se da historia de rivalidade que envolve a cultura  dos países que disputarão essas duas partidas. Nestes jogos há muita historia em campo, pois E.U.A e Brasil foram colónias, respectivamente, de Inglaterra e Portugal. 

Sabemos que os portugueses desembarcaram no nosso território em abril de 1500, a partir dai iniciaram o processo de colonização através da instalação de feitorias, que tinham por objetivo explorar recursos naturais do local descoberto. Gradativamente, portugueses fundaram vilas, implantaram o sistema de capitanias hereditárias e depois estabeleceram governo-geral, com o intuito de centralizar a tomada de decisões politico-administrativas na Colónia.

Portugal, desde o inicio de suas viagens de exploração e descoberta, procurava terras, das quais pudesse explorar suas riquezas minerais, sobretudo, ouro e prata, metais preciosos e de grande valor ate os dias atuais.
Seu interesse era apenas económico, e, por isso, enviou para cá degredados, a baixa nobreza e populares que buscavam uma oportunidade de ascensão social.

Em 1808, quando o Brasil recebeu a família Real portuguesa e, algum tempo depois, a colonia foi elevada a Reino Unido com Portugal. 
Em 1822, D. Pedro tornou-se imperador após ter proclamado a independência do Brasil, que deixou de ser colonia de Portugal. A independecia do Brasil não ocorreu através de uma guerra entre a colonia e sua metrópole, houve sim um embate diplomático entre a elite brasileira e a elite  politica portuguesa  que não pretendia perder sua prospera colonia. Portanto, a ruptura do pacto colonial de Brasil com sua metrópole foi pacifica.


Já os E. U. A foram colonizados por povos oriundos de Inglaterra, Franca e Espanha. Mas foram os ingleses no inicio do século XVII que prevaleceram na ocupação do território da América do Norte.

Fugindo de perseguicoes e conflitos religiosos que ocorriam na Inglaterra, muitos ingleses cruzaram o Atlântico para buscar refugio e vida nova na América.
Estes ingleses foram se fixando na costa do atual E.U.A, onde desenvolviam suas atividades economicas e fundavam suas cidades.

Como podemos perceber, a colonização da América do norte não foi movida exclusivamente pelo objetivo de explorar riquezas minerais, os conflitos e as crises que ocorriam na Inglaterra e na Europa motivaram as pessoas a buscarem alternativas para sobreviverem. Nesse sentido, muitas famílias deixaram a Inglaterra para reiniciarem suas vidas na Colonia norte-americana. Claro, que la não encontraram facilidades, pois tiveram que enfrentar os nativos, mas o poderio europeu conseguiu suplantar os indígenas.

Contudo, os ingleses que deixaram sua terra natal e fixaram-se na América do norte continuavam sendo suditos da coroa inglesa, que lhes cobrava impostos, taxa seus produtos e regulava seu comercio.

Os ideais de liberdade do século XVIII motivaram as lutas de independecia em todo o mundo, e na América do Norte a conquista da liberdade e de sua autonomia politica foi obtida com muita luta e foi concretizada em 1776, quando foi declarada a Independência. A luta de independência foi sangrenta, os revolucionarios que queriam a colonia livre da Metrópole britânica, enfrentaram a Coroa e também os colonos que desejavam a manutenção do pacto colonial, o que provocou uma guerra civil.

Mas os revolucionarios venceram e as colonias inglesas tornaram-se independentes e, juntas, formaram os Estados Unidos da América, que hoje e um dos países mais poderosos e influentes do planeta.

Concluindo, a desigualdade e a exploração são marcas das relacoes que são estabelecidades pela metrópole e suas colonias, no período histórico em questão - séculos XVI e XVII. Entretanto, as relacaoes pautadas na desigualdade não são solidas e imutáveis o que obrigava os explorados a romperem esporadicamente o pacto colonial, ate alcançarem definitivamente sua autonomia, seja através de um rompimento politico e diplomático,  caso do Brasil, ou, por meio de um conflito armado, como fizeram os colonos da América do Norte.

Enfim, E.U.A e Brasil venceram Inglaterra e Portugal, nos séculos XVIII E XIX, quando os primeiros lutavam por sua liberdade e os últimos lutavam pela continuidade da exploração de suas colonias, e agora, em uma saudável disputa de futebol, quem será o vencedor

A Historia não entra em campo, mas, sem duvida, da um tempero diferenciado para estes jogos tão importantes, que emocionarão  os povos deste e também os do outro lado do Atlântico.

Agora nos resta assistir, torcer  e aproveitar o  espetaculo proporcionado pelo futebol!

Nenhum comentário: