A E. E. “Justiniano Fonseca” começou a funcionar em 1907 neste distrito como Escola Isolada de Tebas, regida pelo Professor José Durães.
Em 25 de Abril de 1954, passou a funcionar como Escolas Reunidas, pelo Decreto nº 7.197 de 02 de Outubro de 1963.
O Exmo. Sr. Governador do Estado de Minas Gerais, Dr. José Magalhães Pinto, usando das atribuições que lhe conferia o artigo 12, itens 1 e 2 e de acordo com os artigos 27 e 33 e parágrafo único, todos da lei nº 2.610 de 08 de Janeiro de 1962 (código do ensino primário) criou o Grupo Escolar “Justiniano Fonseca”, publicado no “Minas Gerais” de 03 de Outubro de 1963 em Atos do Governo.
A aula inaugural no prédio construído no Governo de Dr. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, foi ministrada em 27 de Fevereiro de 1956. Este prédio foi reconstruído e remodelado pela CARPE, sendo inaugurado em 30 de Agosto de 1969.
A extensão de série de 5ª a 8ª foi publicada no “Minas Gerais” de 15 de Fevereiro de 1980, na folha 08, coluna 01 e 02.
Justiniano Antônio da Fonseca foi escolhido para Patrono desta escola, haja vista ter sido antigo político e benemérito deste distrito sendo eleito vereador diversas vezes, chegando até à presidência da Câmara de Leopoldina.
A primeira diretora da escola foi a senhora Therezinha de Jesus Lima, a qual foi sucedida pela senhora Nice França Fonseca. A terceira diretora foi a senhora Stela Dalva Soares Reis. A quarta diretora foi a senhora Eloísa Fajardo Fonseca, e em seguida, tivemos a senhora Luiza Helena Moraes Barbosa na direção da escola.
A sexta educadora a ocupar o cargo de direção da escola foi a senhora Hortencia Almada Fonseca, nesta oportunidade ela contou com uma vice-diretora, a senhora Maria Alice da Silva Pandeló. A sétima diretora foi a senhora Maria Alice da Silva Pandeló, a qual permaneceu no cargo até o início de julho de 2007, quando foi sucedida pelo diretor Rodolfo Alves Pereira, a atual diretora da escola é a educadora que retorna a sua função: Hortencia Almada Fonseca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário