sexta-feira, 20 de maio de 2011

Biografia do Patrono da escola - Justiniano Fonseca


BIOGRAFIA DE JUSTINIANO FONSECA

         Justiniano Fonseca, seu nome todo Justiniano Antonio da Fonseca, nasceu na cidade de Itabira MG, vindo para Tebas de Leopoldina em 1892 ainda pequeno. Seus pais eram Guilhermino Justiniano Fonseca e Rosalina Guedes Fonseca. Morrendo seu pai ainda muito cedo, Justiniano Antonio da Fonseca, justamente com seu irmão Henoch Justiniano da Fonseca, sendo muito unidos assumiram a família de sua mãe com muita responsabilidade e deslevo.
        Tem Justiniano Antonio da Fonseca, os seguintes irmãos: Sebastião Sete da Fonseca, Henoch Justiniano da Fonseca, José Justiniano da Fonseca, Amanda Fonseca Costa, Maria Guilhermina Fonseca Lima, Porcina Fonseca Lima, Ana Fonseca Barbosa, Izaura Fonseca Cesar. Foi um exemplar chefe de família, casando-se com Olga Antunes Fonseca e teve muitos filhos: Dr. Custódio Antunes da Fonseca, Maria de Lourdes Antunes Fonseca, Milton Antunes Fonseca, Wilson Antunes Fonseca, Sebastião Antunes Fonseca, Dr. Justiniano Antonio da Fonseca, Celina Antunes Fonseca, Dr. Mauro Antunes Fonseca.
        Justiniano Antonio da Fonseca foi um Político de escola e seu retrato se acha na galeria de homens públicos na sala da Câmara de Leopoldina, tendo sido Presidente da Câmara de Leopoldina.
        Liderou nossa VILA DE TEBAS por muitos anos, juntamente com seu irmão Henoch Justiniano da Fonseca.
       Tinha verdadeira vocação política e nela prestava muitos benefícios a todos, principalmente aos carentes, aos menos beneficiados pela sorte.
       Assim viveu Justiniano Antonio da Fonseca, em TEBAS ao lado de sua família, aonde seus ramos frutificaram e até hoje por aqui, Leopoldina e Belo Horizonte, residem.
      Era conhecido em toda região e sua figura era fina e sóbria. Um homem alegre, fino ,empreendedor, admirado e amado por todos que o conheciam e conheceram.
       Sua personalidade marcante se fez sentir após sua morte por volta de 1.949, onde com reconhecimento da Câmara de Leopoldina, deram à rua principal de nossa Vila o seu nome, assim como a Escola, que com muita justiça também leva seu nome. Ele era sobretudo culto e dava muita importância à EDUCAÇÃO.
      Assim sendo, seus descendentes filhos e netos o honraram, por usar seu nome se distinguem nas mais variadas profissões. Seu filho Dr. Custódio Antunes da Fonseca chegou a ser Advogado Geral do Estado, em Belo Horizonte, no governo Magalhães Pinto, sendo eloquente orador.
        Seu filho Dr. Mauro Antunes da Fonseca, fatalmente acidentado em um desastre de carro, quando tão jovem ainda, deixou sua bela carreira de médico Ginecologista em Belo Horizonte. Foi homenageado em TEBAS, como 1º Tebano Ausente, na festa que se faz todos os anos aqui, em nossa Vila o “Cartão de Visita” de Leopoldina, nosso município.
       Enfim Justiniano Fonseca, como todos o conhecem não morreu, para nós, pois os grandes homens não morrem, quando seu trabalho continua.
       Está presente, emprestando o seu nome à nossa ESCOLA ESTADUALJUSTINIANO FONSECA” já com o 1º grau completo e hoje 03 de maio de 1.986 fazia aniversário, ele nasceu em 1.887.
       Por isso é o Dia da nossa Escola. Ele é o nosso Patrono.
       Assim, esse homem público que foi JUSTINIANO ANTONIO DA FONSECA, hoje sendo lembrado por todos os alunos da Escola, certamente de onde está, estará nos ouvindo e abençoando com alegria por ver que sua obra e esforços não foram em vão. Muitos a continuam e pediremos também ao TODO PODEROSO pela sua alma boníssima, que estando certamente num lugar de paz e repouso, velará por nós.

Nenhum comentário: