O
atletismo é um conteúdo que deve estar presente nas propostas
curriculares das escolas e, para entendermos o porquê disso, precisamos
saber que devido as suas características próprias, esse se constitui um conhecimento produzido durante toda a existência humana.
O Atletismo é estritamente ligado aos movimentos naturais do ser
humano de correr, marchar, lançar, arremessar e saltar, e, por
isso, é chamado de esporte base
. (GONÇALVES, 2007, p. 01)
Sua história faz referência à trajetória esportiva do homem, sendo
que em Olímpia, na Grécia Antiga, desde 776 a. C. já existiam disputas
para saber quem era o mais rápido em distâncias de cerca de 170
metros. [...] As provas de atletismo foram as que mais tiveram
audiência na primeira Olimpíada da Era Moderna, em Atenas, em
1896. Atualmente, o esporte possui provas de pista (corridas), de
campo (saltos e lançamentos).
O atletismo é um conteúdo importante e atraente para as crianças, desde que as habilidades exigidas para a sua prática sejam significativas para elas, sendo essas habilidades próprias do mundo infantil.
“O atletismo é um conteúdo esquecido
em nossas escolas, talvez por vários
motivos, tais como: falta de espaço ou
local apropriado, falta de material
adequado, desmotivação dos
professores por terem que improvisar
várias situações (material, local) para
suas aulas, também desmotivando os
alunos.
Constatada
essa situação, eu quis fazer algo para mudar . Professora de
educação física e também árbitra de Atletismo decidi divulgar o esporte,
sua história, e torná-lo um conteúdo tão atraente quanto o futsal.
Ao
pensar em trabalhar o Atletismo, na escola E.E Justiniano Fonseca primeiramente tive
como aliada uma ferramenta pedagógica digital, o uso do Data Show.
Apresentei aos alunos uma pista oficial de Atletismo, seu tamanho, formato,
suas raias e suas principais provas: de pista(corridas) e de campo(somente
saltos). Depois assistimos alguns vídeos com os principais atletas do
esporte, brasileiros e mundiais.
E.E.JUSTINIANO FONSECA
A
primeira prova trabalhada com meus alunos do 1º ao 5ºano foi a corrida
de velocidade. Pelo nosso espaço físico ser restrito, nosso atletismo
foi denominado Mini atletismo, as corridas foram menores e as raias
reduzidas para 4, mas a regra das corridas de velocidade se mantiveram:
não podia sair da raia. Confira:
Corrida de Velocidade |
Depois a corrida com barreiras foi trabalhada, como há falta de espaço o
jeito foi improvisar e usar a criatividade que o local oferece, por
isso fiz um circuito de corrida com barreiras utilizando pneus, cabo de
vassouras e materiais pedagógicos.
Nosso circuito de corrida com barreiras |
Nesta
semana (06/06/12) os alunos do 1º ao 5º ano da Justiniano participaram
da corrida de revezamento. Nossa corrida apresentava 3 fases. Na 1ª
fase, os alunos tinham que passar pelos pneus com o bastão. Na 2ª fase,
os alunos corriam contornando os cones, também na posse do bastão. Na 3ª
fase os alunos tinham que colocar 1 de cada vez os bambolês nos alunos
que estavam parados na frente. Na volta eles corriam por fora e
entregavam o bastão para o próximo. Não podia esquecer o bastão para
trás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário