O Projeto Brincadeiras Populares da Professora de Educação Física da Escola Justiniano Fonseca, Aliny Abrahim, tem como base vivenciar as brincadeiras antigas que fazem parte do universo infantil, de nossa e outras regiões e que agora estão sendo substituídas por jogos eletrônicos. De acordo com Camila Araújo de Lima em seu artigo “A importância da recreação, danças e brincadeiras tradicionais” nos revela: as brincadeiras populares oferecem às pessoas uma oportunidade prazerosa de brincar com o próprio corpo, entendendo o corpo como meio e fim nas interações sócio - afetivas e no resgate das danças folclóricas, rodas e brinquedos populares cantados e é uma experiência significativa.
Justificativa
As brincadeiras populares são consideradas como parte da
cultura, sendo transmitidas de geração para geração.
cultura, sendo transmitidas de geração para geração.
Muitas dessas brincadeiras preservam sua estrutura inicial,
outras se modificam, recebendo novos conteúdos.
outras se modificam, recebendo novos conteúdos.
No entanto, observa-se cada vez mais que o contato das
crianças com brinquedos e brincadeiras tradicionais vem perdendo espaço para equipamentos eletrônicos de alta tecnologia, entre esses se destaca: vídeo-games, computadores, televisores e brinquedos de controle remoto.
crianças com brinquedos e brincadeiras tradicionais vem perdendo espaço para equipamentos eletrônicos de alta tecnologia, entre esses se destaca: vídeo-games, computadores, televisores e brinquedos de controle remoto.
A reinserção das brincadeiras populares para FARIA JUNIOR (1996) tem um enfoque multicultural. O jogo é importante para o indivíduo dando a possibilidade de se expressar graças à prática lúdica.
Outro fator preponderante nesse projeto é apresentar às nossas crianças a imensa cultura popular brasileira e seu folclore, como suas, músicas populares, danças brasileiras – brinquedo popular – e brincadeiras, afim de preservá-la no imaginário social.
Objetivo
- Resgatar valores,
- Socializar brincadeiras que eram realizadas no passado,
- Ampliar seu círculo de brincadeiras,
- Tornar as crianças mais solidários e participativas,
- Incentivar o trabalho de equipe.
Competições de brincadeiras ( Corrida do Saco, Corrida da batata na colher, Dança das cadeiras, Taco, Amarelinha, Batata Quente, Cabo de Guerra, Pé de Lata, Elástico, Peteca, Queimada, etc );
- Reconhecer semelhanças e diferenças da criança de hoje e de outros tempos;
- Identificar o cotidiano de uma criança nos tempos atuais
- Pesquisar com os adultos quais brincadeiras que eles mais gostavam;
- Descobrir as principais manifestações folclóricas em nosso país;
METODOLOGIA
As duas primeiras semana de setembro, antes da pesquisa com os alunos do 5º e 9º ano, comecei com os alunos do 1º ao 3 º ano as Brincadeiras Populares Regionais .
A primeira Região trabalhada foi a Região Norte, com as Brincadeiras Curupira e Quatro Cantos.
Confira as fotos abaixo:
A partir da semana passada dia 19/09 comecei com as Brincadeiras da Região Sudeste, Dom Frederico e Laranjas Maduras com os alunos do 1º ao 3º ano.
Simultaneamente foi enviado para casa o questionário dos alunos do 5º e 9º ano, foi feita pesquisa na internet e também um dever para casa; uma confecção de cartaz ao qual terei acesso dia 26/09 para futuras observações, sobre Brincadeiras Populares.
Confira as Brincadeiras Regionais da Região Sudeste
Laranjas Maduras
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Dom Frederico
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Nesta semana (26/09) iniciaremos a construção do nosso primeiro brinquedo popular: a PETECA.
Confira passo a passo:
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