quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Relatório da ONU sobre meio-ambiente alerta o Planeta sobre as dificuldades futuras

Um recente relatório divulgado pelas Nações Unidas (ONU), alerta, novamente, o Planeta sobre os riscos da degradação ambiental, causado pela espécie humana ao Mundo.
O Panorama Ambiental Global, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), há vinte anos tem acompanhado as alterações na água, ar e biodiversidade do planeta e constata que "problemas persistentes e difíceis de resolver continuam sem ser enfrentados, sem solução", conforme afirmação de Achim Steiner, diretor-executivo do Pnuma.
De vinte anos para cá, a situação ambiental do mundo piorou, em parte por causa do crescimento populacional e pela falta de recursos para sustentar o crescimento da população e, também, pela falta de empenho das autoridades para resolver os problemas, acusa o relatório.

O estudo conclui que:

  • Há indícios "visíveis e inequívocos" do impacto das mudanças climáticas
  • 1,8 bilhão podem enfrentar falta de água em 2025
    • Exposição a poluentes causa 20% das doenças nos países em desenvolvimento

    Tal situação, cujos efeitos já podem ser sentidos através do aquecimento global e da escassez de água em determinadas localidades do planeta, deverá ser agravada caso providências efetivas não sejam tomadas, como a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, do desmatamento e da poluição aquática. Ou cuidamos de nossa Terra, ou iremos viver, brevemente, em uma Terra imunda e inóspita. Pessoas irão sofrer com a falta de água, a ausência desta provocará falta de alimentos e, conseqüentemente, fome e miséria; As alterações climáticas poderão provocar diversos danos às pessoas e as suas nações; A poluição será responsável pela proliferação de diversas doenças, aumentando o sofrimento da população. Imagine só, 1/3 da população mundial necessitando de água, alimentos e auxílio médico para tratar novas doenças que podem emergir da poluição global. Quem irá socorrer essa parte miserável da população? Os governantes estarão preocupados demais com seus países e com o desenvolvimento de métodos mais eficazes para sustentar suas economias e remediar os efeitos das irresponsabilidades históricas e atuais no tocante ao cuidado ambiental. Não é só o Planeta que está em risco, mas, também toda a espécie humana. O problema ambiental diz respeito a todos nós. Não podemos ficar protelando a abordagem do tema e pensar que são os políticos que devem resolver tais questões. Todos os indivíduos podem fazer um pouco para que o pior seja evitado. Quem luta contra a poluição do ar, do solo e das águas, o desmatamento etc, está lutando pelo futuro da Humanidade. Pense nisto, e não deixe de agir, antes que seja tarde demais.


    Fonte:

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/071025_relatorioonu_geralrg.shtml

    Um comentário:

    Professora Andrea disse...

    Olá , Prof Rodolfo ! Muito obrigada pela visita em nosso Blog . Vamos trocar figurinhas ? Sobre o Meio Ambiente, as minhas turmas estão fazendo um trabalho de "Guerra aos sacos plásticos. " Se quiser mais informações leia aqui: http://dicasdeciencias.wordpress.com/2007/10/25/guerra-aos-sacos-plasticos/
    Abraços.