sábado, 1 de março de 2008

Intolerância sem fim...

Os conflitos armados continuam na faixa de Gaza, situada na Palestina, no Oriente Médio. O novo evento bélico é marcado por uma operação militar israelense ao norte da Palestina, que já deixou um rastro de aproximadamente setenta e um (71) mortos e muitos feridos desde o dia 27/02/2008. Israel ataca em resposta aos foguetes disparados contra cidades israelenses pelo grupo Hamas, que tem controlado Gaza.

O confronto entre palestinos e isralenses dura anos, e um acordo duradouro de paz jamais foi estabelecido, devido, as reivindicações e ambições territoriais que ambos os povos têm na região. A disputa é, portanto, geopolítica, envolvendo ainda questões religiosas e étnicas, o que torna o problema muito mais complexo.


Enquanto o poderoso exército israelense ataca com modernos tanques e helicópteros, os grupos palestinos contam com equipamentos menos poderosos, como o Hamas, utilizam morteiros e foguetes, os quais muitas vezes são lançados contra as cidades israelenses. Milhares de civis já morreram com os ataques, e são os mais prejudicados pela intolerância política e religiosa. As incursões militares israelenses às cidades palestinas, provocam danos que atingem diretamente a população, tais como a destruição de reservatórios de água, rede de esgoto, rede elétrica etc. Da mesma forma, os ataques palestinos muitas vezes alvejam civis israelenses.


Quando esse conflito cessará? Será que algum dia palestinos e israelenses conseguirão viver em paz, respeitando fronteiras, não só territorias, mas também culturais?


Esperamos que um dia esse conflito chegue ao fim, para que aquela região possa ser efetivamente chamada e reconhecida como a "Terra Santa", berço de três grandes religiões do Mundo - Judaísmo, Catolicismo e Islamismo.



Para saber mais sobre o conflito sugerimos o especial da BBC BRASIL, disponível no sítio:


http://www.bbc.co.uk/portuguese/pulltogether/s_orientemedio.shtml

Nenhum comentário: