quinta-feira, 6 de março de 2008

Educação Ambiental: A relação Humano x Meio Ambiente

Nosso Blog, assim como nossa escola, estão engajados na luta pela educação ambiental, que inclusive já consta, de forma integrada, nos Componentes Curriculares oferecidos pela escola aos educandos (Lei Federal Nº 9795/1999).

Hoje uma imagem nos chamou a atenção, trata-se de uma foto registrada na cidade de São Paulo, a qual se encontra disponível no sítio eletrônico da Folha de São Paulo (folha.com.br), que reproduzimos ao lado.
A foto foi registrada na região norte e mostra uma camada de gases escuros e poluentes que dividem a cidade e o céu. Paulistanos já não conseguem mais apreciar o azul do céu, mas sim tonalidades cinzentas e marrons, que deixam a cidade obscura.
Essa poluição é fruto da queima de combustíveis, dos escapamentos das indústrias, queimadas e dos gases químicos expelidos pelo lixo . O grande crescimento da cidade de São Paulo, tem agravado ainda mais a situação de agressão ambiental, devido, a ação/inércia humana.
A qualidade do ar da cidade fica seriamente comprometida e influi diretamente sobre a saúde humana. Diversos problemas são provocados pela influência da poluição do ar, tais como, dores de cabeça, dificuldades respiratórias, irritação nos olhos, nariz, garganta e problemas cutâneos. Agredimos a natureza por muito tempo, e hoje somos agredidos por ela. O ar, a água e a terra, elementos essenciais para nossa sobrevivência, estão cada vez mais contaminados pelos dejetos humanos, estes por sua vez necessitam cada vez mais daqueles elementos. Assim sendo, somente através de um crescimento urbano e demográfico sustentável, planejado e ecologicamente viável conseguiremos garantir a vida com qualidade, caso contrário, o futuro das próximas gerações será prejudicado.
Por isso, devemos pensar diariamente no meio ambiente, sobretudo, na relação que mantemos com o meio no qual vivemos. Não é necessário esperarmos por políticas públicas ambientais, que são importantes para o processo de prevenção e saneamento do meio, nós, cidadãos, no dia-a-dia podemos repensar atitudes que irão contribuir para a limpeza da terra, da água e do ar em nossa cidade. Basta termos atenção para o lixo, sua coleta, reciclagem etc; Zelarmos pela boa utilidade da água das torneiras da casa e reivindicarmos o devido tratamento de esgoto para as águas que não podem ser reutilizadas; Utilizar veículos que estejam equipados com aparelhos que reduzem as emissões de gases poluentes etc.
Enfim, medidas simples e importantes capazes de melhorar nosso espaço de convivência podem e devem ser iniciadas por nós mesmos, os principais interessados em conviver e sobreviver em harmonia com o meio ambiente.

Nenhum comentário: