, cuja datação é de aproximadamente 14.000 anos. Na caverna, situada no estado de Oregon, também foram encontrados ossos e peles de animais, restos de cordas etc, que sugerem uma longa ocupação humana no local.“Os primeiros humanos tiveram de andar ou velejar ao longo da costa oeste americana para passar em volta da grande placa de gelo. Ou então, eles chegaram tão antes da última Idade do Gelo, que a passagem por terra ainda não havia sido fechada pelas geleiras”.
Tal notícia pode ser bem aproveitada nas aulas de História, sobretudo com os alunos da 5ª série/6º ano, quando do estudo das primeiras migrações humanas e da ocupação do continente americano. Pode-se discutir com os alunos a Teoria da Ocupação da América via Estreito de Bering (ver mapa acima), que teria acontecido há mais de 10.000 anos.
Há de se destacar também as importantes pesquisas realizadas no Nordeste brasileiro, pela arqueóloga Niéde Guidon, cujas descobertas apresentam datações diversificadas, de aproximadamente 5.000 anos atrás, indo de encontro à primeira explicação sobre o início da presença humana na América. Assim, está aberta a possibilidade para um bom debate sobre a Origem do Homem americano.

Nenhum comentário:
Postar um comentário