quinta-feira, 17 de abril de 2008

DARWIN ON-LINE

Agora os internautas terão acesso a vasta documentação produzida pelo naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), criador da Teoria da Evolução das Espécies.

Cientistas britânicos da Universidade de Cambridge disponibilizaram em um site, diversas anotações pessoais, dados biográficos e até a principal e mais polêmica obra de Darwin, o livro "A origem das Espécies por Meio da Seleção Natural ou a Conservação das Raças Favorecidas na Luta pela Vida".

Obviamente, todo o conteúdo do site está disposto na língua inglesa, mas nada que atrapalhe os estudiosos e pesquisadores do assunto que não compreendem a língua, pois, os tradutores on-line, podem traduzir rapidamente textos em inglês para português sem grandes problemas. Assim, o site torna-se uma importante fonte de pesquisa para professores de Ciências, Ensino Religioso e História e também para os alunos.

Afinal, as proposições teóricas de Darwin sobre a origem das espécies revolucionaram as Ciências no século XIX e sua repercussão ainda pode ser sentida no século atual. Por isso, é fundamental conhecermos a vida e a obra de Charles Darwin, cujos estudos criaram grande polêmica, sobretudo com os defensores da tese Criacionista, idéia que atribui a origem dos seres vivos à vontade divina.

Para Darwin, as espécies estavam em constante evolução, independentemente da vontade divina, e as que se adaptavam melhor ao meio ambiente estariam mais aptas para sobreviverem, enquanto as espécies menos adptadas estariam fadadas ao desaparecimento.

O estudo da origem do seres vivos é um questionamento muito antigo e importante e ao realizá-lo, devemos ter o cuidado e o devido respeito às versões mítico-religiosas, fundamentadas na crença e nas escrituras sagradas, e a científica, baseada em análises de dados e suposições que ainda estão longe de apresentarem uma explicação convincente e esclarecedora acerca da gênese das espécies. Portanto, tal discussão aponta as dificuldades e as limitações que a Ciência encontra ao se deparar com as questões: Como tudo começou? De onde viemos?
Apesar das dificuldades e das incertezas que cercam o tema, esse debate pode ser muito bem aproveitado na sala de aula para uma relevante reflexão interdiscplinar sobre a vida e as várias interpretações que acometem o mesmo fato.

SITE


http://darwin-online.org.uk/


TRADUTOR ON-LINE

http://www.google.com.br/translate_t

Nenhum comentário: