sexta-feira, 26 de junho de 2009

O Simulado 2009 está chegando!

No dia 09 de julho de 2009 (quinta-feira), os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º período da EJA irão realizar a Avaliação Simulada, aplicada pela equipe dos anos finais do Ensino Fundamental desde novembro de 2007.

O Simulado, realizado semestralmente, contém 45 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre os conteúdos curriculares - Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Ensino Religioso, Artes e Educação Física.

Já a Avaliação Simulada da EJA, contém 35 questões. Nela, não há as questões dos conteúdos Artes e Educação Física.

Nesse dia, os estudantes terão 3 horas para concluir a Avaliação. Primeiro respondem as questões no Caderno de Provas e depois passam suas marcações para o Gabarito, que é entrege ao Professor Aplicador da Avaliação.

O Simulado tem se mostrado um ótimo instrumento de análise para os professores e a equipe pedagógica verificarem a aprendizagem e quais capacidades e competências os estudantes consolidaram ao longo do semestre.

Além disso, o Simulado prepara os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental para as avaliações externas, tais como o PROEB, a Prova Brasil e Concursos Públicos, tendo em vista que a estruturação do Simulado é semelhante à das avaliações externas e provas de seleção.

Desejamos um bom trabalho para todos os estudantes e professores que irão participar do I Simulado 2009!

2 comentários:

Rodrigo Sousa disse...

Em primeiro lugar desejo boa sorte a todos os estudantes que irão participar do simulado. Gostaria de reinterar a importância de inicativas como essas. Tudo bem que os alunos achem chato, massante, inoportuno, porém , seus benefícios serão sentidos em momentos futuros, quando a disputa por vagas nos exige algo que seja o diferencial. Tudo que aprendemos, do mais simples ao masi complexo, sempre devemos tirar o melhor proveito, pois, conhecimento nunca é demais.
Sou ex aluno da E.E.J.F (tive o prazer e a honra de fazer parte desse quadro de 1983 à 1990) quando me transferi para o Botelho Reis em Leopoldina. E por isso eu digo para vocês, que apesar de todos os contras que pesam contra "nossa" escola , ela é sem dúvida uma das melhores que existem.
Boa sorte e nãoesperdicem esa oportunidade.

Rodrigo de Sousa
Guarulhos- SP

Escola Estadual Justiniano Fonseca disse...

Prezado Rodrigo Sousa,

Ficamos muito felizes com sua visita e seu comentário nesse Post.
Sua mensagem com certeza trará muito estímulo para nossos alunos e alunas persisitirem ainda mais em seus estudos. Além disso, trás também muita motivação para nossa Equipe de trabalho, a qual tem buscado de maneira incessante aprimorar o processo educativo da Escola, visando ofertar a melhor formação possível aos nossos estudantes, para que eles consigam responder positivamente aos desafios e necessidades propostos pela sociedade contemporânea.

Obrigado pela visita e pelo seu apoio!

Um abraço,

Rodolfo Alves Pereira
Diretor - E. E. Justiniano Fonseca.