
Blog produzido pela equipe editora formada pelos professores Vera Márcia e Júnior Almeida, da Escola Estadual Justiniano Fonseca, localizada em Tebas\Leopoldina (MG). Em nosso sítio eletrônico estaremos divulgando constantemente notícias relacionadas ao cotidiano escolar e à comunidade tebana. Contamos com a colaboração de todos, alunos, ex-alunos, professores e membros da comunidade, para mantermos nosso Blog sempre atualizado e com temas relevantes para a localidade!
sábado, 29 de dezembro de 2007
sábado, 22 de dezembro de 2007
Diversão
Utilize o mouse para mover sua raquete, do lado direito da tela, para não deixar a bola passar.
Boa diversão!
BLOG DE FÉRIAS

Um abraço para todos,
Equipe da E. E. Justiniano Fonseca.
terça-feira, 18 de dezembro de 2007
EXCLUSIVO - FOLHA ESTUDANTIL ON-LINE
MEMÓRIA LOCAL
Que a maior parte da população de Tebas é apaixonada por futebol, todos nós sabemos. O que talvez muitas pessoas não sabem é que essa paixão não é recente, pois ela nos remete ao ano de 1912. Veja a foto abaixo, registrada no distrito naquele ano, observe um time de futebol formado por cidadãos tebanos.
O futebol está presente na cultura e história de Tebas e vem se perpetuando ao longo do tempo na preferência esportiva dos habitantes de nosso distrito! Conhecendo nossa história fica mais fácil compreender por que o futebol é tão apreciado pelos tebanos.

Agachados: Waldemar Medeiros, Orlando Chaves, Tião Almeida, Henoch Fonseca
Sentados: Olívio Tomé, Antonio Arruda, Chico Bustamente, Zequinha Resende, ???
Agradecimento especial: A Lucimary Vargas, diretora geral do Arquivo Histórico Municipal/CEPESLE.
Fonte: http://www.arquivohistórico-mg.com.br/
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
A TV Digital no Brasil

O evento que marcou o início da "era" digital contou com diversas personalidades da televisão brasileira, artistas, jornalistas, políticos, ministros e o presidente Lula estiveram presentes na solenidade inaugural.
Fizemos uma breve pesquisa e iremos relacionar algumas perguntas e respostas sobre a TV Digital, que julgamos ser esclarecedoras para nossos leitores:
1. O que é a TV Digital?
É uma nova tecnologia que disponibiliza para o telespectador melhor qualidade de som e imagem. Além de ter uma proposta interativa, através da qual o telespectador poderá participar de enquetes, realizar compras pela TV, acessar mais canais, programas etc. Em breve, será possível assistir programas de TV pelo celular.
2. O que é preciso para ter a TV Digital?
Um conversor que deverá ser instaladao no aparelho de TV, esse equipamento recebe o sinal digital, com alta definição das imagens e mais qualidade sonora. O consumidor também tem a possibilidade de adquirir um aparelho televisor novo, com o conversor digital já instalado.
3. Quanto custa o aparelho conversor do sinal digital?
Atualmente, os conversores custam, aproximadamente, R$ 500,00, mas o Governo Federal negocia com a rede varejista e prevê investimentos para baratear o equipamento, fazendo seu preço recuar para menos de R$ 250,00.
4. Quando teremos acesso ao sinal digital?
O Governo Federal estipulou que o sinal analógico será desligado em 2016. As capitais brasileiras começam a receber o sinal digital em dezembro de 2009 e os demais municípios em dezembro de 2013. Dentro desse prazo, os telespectadores poderão comprar os conversores digitais ou novos aparelhos de TV.
Centenário do nascimento de Miguel Torga


Parabenizamos a todos os organizadores do evento, que foi relevante para a cultura municipal!
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
GABARITO DO I SIMULADO (5ª A 8ª SÉRIE)
1- C
2- B
3- A
4- D
5- B
6- B
7- C
8- A
9- D
10-A
11 -B
12 -D
13 - B
14 -C
15 - D
16 - A
17 - B
18 - D
19 - B
20 - D
21 - B
22 - C
23 - A
24 - D
25 - B
26 - B
27 - C
28 - B
29 - A
30 -B
1- A
2- B
3- C
4- C
5- D
6- B
7- C
8- A
9- D
10-A
11 -C
12 -C
13 - D
14 - B
15 - B
16 - D
17 - C
18 - D
19 - B
20 - D
21 - C
22 - D
23 - B
24 - A
25 - C
26 - B
27 - C
28 - B
29 - A
30 -B
1- A
2- C
3- ANULADA
4- D
5- A
6- B
7- C
8- A
9- D
10-A
11 -B
12 -A
13 - B
14 - B
15 - C
16 - C
17 - C
18 - D
19 - B
20 - C
21 - B
22 - A
23 - D
24 - A
25 - A
26 - B
27 - C
28 - B
29 - A
30 -B
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
Vem aí o I Simulado da E. E. Justiniano Fonseca
segunda-feira, 12 de novembro de 2007
Ex-aluno retorna à Escola

Atualmente, Alex, como é chamado por todos, vive em Pirapora, Minas Gerias, e trabalha na coordenação de um projeto de inclusão digital do Governo Federal e parceiros. (http://www.estacaodigital.org.br/)

quinta-feira, 8 de novembro de 2007
Notícas - Escola de Tempo Integral

sábado, 3 de novembro de 2007
Manipulação genética - benefícios e riscos
O supercamundongo foi criado por cientistas norte-americanos da Universidade Case Western Reserve. Uma linhagem de camundongos foi modificada geneticamente pelos cientistas, que buscavam estudar a produção de enzimas por um determinado gene, o resultado da experiência originou camundongos com características físicas amplificadas, maior resistência, idade reprodutiva mais longa, maior necessidade de alimentação e excesso de agressividade.

Estudos posteriores demonstraram que os camundongos da experiência são sete vezes mais ativos que os camundongos normais.
O ganho de força dos camundongos geneticamente modificados, segundo um dos responsáveis pelo estudo, se deve a ação da enzima PEPCK - C sob o músculo esqueletal. A enzima atua no metabolismo do animal e gerou os "poderes" nos camundongos, de acordo com Richard Hanson, professor de Bioquímica da Universidade.
O gene pesquisado é comum aos seres humanos e aos roedores, contudo, os cientistas não acreditam que o experimento poderá ser aplicado à espécie humana, com a finalidade de aumentar a produtividade metabólica e física das pessoas.
A única intenção da pesquisa foi tentar entender o papel metabólico da enzima PEPCK - C sob o músculo esqueletal, afirmou Hanson.
Link da notícia completa
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/11/071102_supercamundongo_ba.shtml
Após uma síntese da notícia, seguiremos para uma breve reflexão:
O avanço das ciências biomédicas, sobretudo, da genética é visível e é um processo irreversível, que pode, talvez, ser freado ou acelerado, conforme interesses de grupos econômicos e políticos mundiais.
A produção de supercamundongos nos alerta para um eminente risco, qual seja, a alteração da natureza de uma espécie, transformando-a, apesar do conhecimento prévio dos inúmeros perigos decorrentes da manipulação genética. Iremos exemplificar: Quem não se lembra da ovelha Dolly, clonada em 1996, a partir das células de outra ovelha? Pois bem, Dolly foi sacrificada em 2003, pois sofria com uma doença que não era habitual para uma ovelha da sua idade e os cientistas suspeitaram que a ovelha envelhecia precocemente. Diversos questionamentos sobre a clonagem vieram à tona e o caso "Dolly" comprovou mais uma vez as limitações da Ciência.
Os supercamundongos, recém criados, demonstram novamente, o perigo de se trabalhar com algo tão complexo, enigmático como o código da vida. Os camundongos foram gerados com mutação genética, ganharam força, resistência, longevidade reprodutiva, mas, ganharam também agressividade. Imaginem supercamundongos soltos por aí, se multiplicando, tornando-se resistentes aos pesticidas, invadindo os lares etc.
Gostaria de convidar os leitores a refletirem, no campo especulativo e hipotético, sobre os possíveis benefícios que a manipulação genética poderia trazer para espécie humana, a exemplo do que ocorreu com os camundongos:
- Teríamos homens e mulheres mais saudáveis, com imunidade às doenças;
- A vida reprodutiva dos humanos aumentaria significativamente;
- As futuras gerações nasceriam mais saudáveis, pois herdariam das gerações anteriores genes e caracteres perfeitos;
- Os gastos com medicamentos seriam drasticamente reduzidos, já que os organismos humanos tornariam-se menos suscetíveis às bactérias e vírus;
- A produção de riquezas aumentaria, afinal, super-humanos poderiam trabalhar mais, sem ficar cansados.
- A exemplo de Dolly, poderíamos sofrer o efeito colateral da manipulação genética ou da transferência de células de um organismo para outro, e evelhecermos precocemente;
- Com o envelhecimento precoce o sistema imunológico das pessoas ficaria debilitado frente às doenças, o que aumentaria o consumo de medicamentos e drogas;
- As alterações genéticas poderiam provocar alterações comportamentais e psicológicas, tornando os humanos agressivos, conforme ocorreu com os camundongos;
- A experiência poderia ser utilizada por nações e grupos terroristas mal intencionados, para criar exércitos de mutantes poderosos, com mais força, resistência e violência para combater;
- As indústrias poderiam aproveitar a ciência para criar trabalhadores mais eficientes, mais fortes, incansáveis para produzirem riquezas para um determinado grupo social.
As possibilidades de erro existem e são consideráveis, principalmente, quando se trata da vida humana. Os perigos decorrentes das mutações genéticas, podemos citar também a produção de alimentos geneticamente modificados, são inúmeros, elencamos apenas cinco, dentro de uma infinidade de problemas que poderiam ser provocados após a experiência. Portanto, devemos ter cautela com esse tema, que envolve questões éticas, filosóficas, religiosas e sociais que podem ser conflitantes e merecem ser exaustivamente discutidas.
Cabe lembrar que na passagem do século XIX para o século XX, cientistas europeus, como Charles Darwin(1809-1882) e Francis Galton (1822-1911) dentre outros, com o advento da Biologia, discutiam a origem e a evolução das espécies. Galton, primo de Darwin, utilizou algumas proposições teóricas de seu primo para criar uma ciência, cujo objetivo era aperfeiçoar a raça humana, seu nome era Eugenia. Galton, cientista britânico, estava incomodado com a situação das cidades industriais inglesas, os operários eram imundos e, de modo geral, debilitados fisicamente. Os bairros operários exalavam mau cheiro, enfim eram ambientes inóspitos. A preocupação do "pai" da eugenia, era com a reprodução das classes mais pobres, a qual superava em número, a reprodução das classes mais abastadas, isto é, a nobreza e a burguesia comercial e industrial. Galton, utilizando a estatística e a biologia, acreditava que a raça humana estava em decadência, pois os mais pobres e mais doentes eram os que mais se multiplicavam, enquanto os mais ricos e saudáveis, não acompanhavam o quantitativo reprodutivo das classes sociais "inferiores". Assim sendo, a raça humana estaria fadada à extinção, pois o número de miseráveis e doentes crescia mais que o número de pessoas ricas, talentosas e saudáveis. O instrumental fornecido pela "ciência" eugenia poderia salvar a raça,
controlando os matrimônios, esterilizando os "elementos" considerados degenerados (negros, mestiços, portadores de deficiências físicas e mentais) e que não poderiam ter filhos, pois acreditava-se que a degeneração do gerador seria transmitida para o gerado. A influência do meio era desconsiderada, e menos importante que a transmissão hereditária. Diversos foram os métodos empregados pelos eugenistas, considerados também "sanitaristas" da raça, para tentar evitar a degradação da espécie humana.

Assim, a ciência ajudou a legitimar o regime nazista e, conseqüentemente, justificou o massacre de milhões de pessoas. É preciso cautela para não permitirmos que a ciência sirva novamente à interesses políticos e econômicos obscuros de grupos sociais dominantes. A História nos mostra como foram traumáticos os últimos eventos, nos quais a ciência teve significativa participação e uso inadequado. Atualmente, cientistas acreditam que o controle do código genético possibilitará a correção das imperfeições no patrimônio genético, prevenindo doenças degenerativas nas futuras gerações. Mas, tal poder também poderá ser utilizado de outras tantas maneiras, que podem ser nocivas à toda espécie. Por isso, diversos governos no mundo criaram leis para restringir a clonagem, o desenvolvimento de alimentos transgênicos etc.
Para concluir, deve-se lembrar que o Humano não é Deus para tirar vidas ou construí-las como bem quiser. A obrigação humana na Terra é respeitar os seus iguais e os diferentes, vivendo em harmonia, mesmo que isso não passe de uma utopia, devemos cultivá-la e almejá-la, pois somente assim conseguiremos viver em um mundo mais justo e fraterno, onde as tendências homogeneizantes (cultural ou biológica) ficarão restritas ao passado, cedendo espaço para a tolerância e para a diversidade.
Rodolfo Alves Pereira
Diretor e Professor de História - Escola Estadual "Justiniano Fonseca"
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Relatório da ONU sobre meio-ambiente alerta o Planeta sobre as dificuldades futuras
O Panorama Ambiental Global, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), há vinte anos tem acompanhado as alterações na água, ar e biodiversidade do planeta e constata que "problemas persistentes e difíceis de resolver continuam sem ser enfrentados, sem solução", conforme afirmação de Achim Steiner, diretor-executivo do Pnuma.
De vinte anos para cá, a situação ambiental do mundo piorou, em parte por causa do crescimento populacional e pela falta de recursos para sustentar o crescimento da população e, também, pela falta de empenho das autoridades para resolver os problemas, acusa o relatório.
O estudo conclui que:
- Há indícios "visíveis e inequívocos" do impacto das mudanças climáticas
- Exposição a poluentes causa 20% das doenças nos países em desenvolvimento
Tal situação, cujos efeitos já podem ser sentidos através do aquecimento global e da escassez de água em determinadas localidades do planeta, deverá ser agravada caso providências efetivas não sejam tomadas, como a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, do desmatamento e da poluição aquática. Ou cuidamos de nossa Terra, ou iremos viver, brevemente, em uma Terra imunda e inóspita. Pessoas irão sofrer com a falta de água, a ausência desta provocará falta de alimentos e, conseqüentemente, fome e miséria; As alterações climáticas poderão provocar diversos danos às pessoas e as suas nações; A poluição será responsável pela proliferação de diversas doenças, aumentando o sofrimento da população. Imagine só, 1/3 da população mundial necessitando de água, alimentos e auxílio médico para tratar novas doenças que podem emergir da poluição global. Quem irá socorrer essa parte miserável da população? Os governantes estarão preocupados demais com seus países e com o desenvolvimento de métodos mais eficazes para sustentar suas economias e remediar os efeitos das irresponsabilidades históricas e atuais no tocante ao cuidado ambiental. Não é só o Planeta que está em risco, mas, também toda a espécie humana. O problema ambiental diz
respeito a todos nós. Não podemos ficar protelando a abordagem do tema e pensar que são os políticos que devem resolver tais questões. Todos os indivíduos podem fazer um pouco para que o pior seja evitado. Quem luta contra a poluição do ar, do solo e das águas, o desmatamento etc, está lutando pelo futuro da Humanidade. Pense nisto, e não deixe de agir, antes que seja tarde demais.
Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/071025_relatorioonu_geralrg.shtml
sexta-feira, 19 de outubro de 2007
ESPORTE NA ESCOLA
No mês de setembro aconteceu, na Escola, a I Olimpíadas das séries iniciais do Ensino Fundamental. As turmas foram divididas em quatro equipes, nas cores verde, vermelho, amarelo e azul.
As atividades propostas e desenvolvidas foram: Corrida do Saco, Prova do Bambolê, Roupa no Varal, Cabra-cega ball, Queimada, Dança da Cadeira, Corrida da Colher, Chutimbola, Bola com a Boca, Prova do Balão, entre outras.
O objetivo das Olimpíadas é incentivar a prática de esportes, aprimorar e desenvolver qualidades psicológicas, físicas e sociais, além de proporcionar momentos de confraternização entre os alunos.
O evento foi precedido de desfile das equipes participantes, hasteamento das bandeiras, execução do hino nacional e juramento.
O aluno/atleta, desde cedo, aprendendo a conviver em equipe, respeitando regras, companheiros e adversários, tem sua formação facilitada e estará apto a se tornar um indivíduo mais justo, mais cidadão.
Nas Olimpíadas, o importante não é vencer, a vitória aqui está associada à superação dos próprios limites. Tentamos mostrar que os obstáculos podem ser superados e o espírito de equipe é a questão primordial. Não importa quem vai ganhar a medalha, e sim, que a participação de todos efetivamente é decisiva para o seu sucesso. Não desistir e lutar até o último momento é que faz a diferença! Assim sendo, a Equipe Amarela saiu vitoriosa deste evento, levando as medalhas, mas todos os estudantes levarão com eles as emoções destas três semanas de pura magia.
I Inter classe de Voleibol
Também aconteceu no mesmo mês o Inter classe de Voleibol de 5ª a 8ª série. As turmas foram agrupadas, 5ª com 6ª série e 7ª com 8ª série. Cada turma resultou em três times, na qual o 1º lugar de cada levou a medalha de campeão.
Aliny Abrahim