
Blog produzido pela equipe editora formada pelos professores Vera Márcia e Júnior Almeida, da Escola Estadual Justiniano Fonseca, localizada em Tebas\Leopoldina (MG). Em nosso sítio eletrônico estaremos divulgando constantemente notícias relacionadas ao cotidiano escolar e à comunidade tebana. Contamos com a colaboração de todos, alunos, ex-alunos, professores e membros da comunidade, para mantermos nosso Blog sempre atualizado e com temas relevantes para a localidade!
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Terminou??

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Os resultados do PROALFA
Os alunos que realizaram essa avaliação foram os estudantes do 3º ano (fase II) do Ensino Fundamental.
Os resultados foram divulgados no final do ano passado e já foram repassados para os servidores da escola, agora estamos disponibilizando o resultado no Blog e, em breve, no jornal.
A média atingida por nossos alunos foi 519 pontos, em uma escala de proficiência que vai de 0 a 800. Um fator positivo da avaliação foi a ausência de alunos da nossa escola no nível "baixo", no qual os alunos conseguiriam ler apenas palavras. Conseguimos atingir o nível intermediário, onde estudantes conseguem ler frases e pequenos textos.
Junto com os resultados, a Secretaria de Estado de Educação divulgou metas para serem atingidas por todas as escolas estaduais nos próximos anos. O gráfico abaixo ilustra o caminho que nossa Escola deve seguir para alcançar novos objetivos e melhorar ainda mais seu desempenho nas futuras avaliações:
Estabelecidas as metas para os anos seguintes, a direção da escola juntamente com os professores e a especialista em educação discutiram e definiram várias ações que irão contribuir para a manutenção dos bons resultados nas avaliações externas e, conseqüentemente, para o cumprimento das metas estabelecidas. Dentre as principais ações pedagógicas, destacamos:
- O trabalho com gêneros textuais diversificados - revistas em quadrinhos, jornais, livros, imagens e literatura específica para o 3º ano do Ensino Fundamental;
- Estímulo a produção de textos;
- A utilização de jogos como, damas, zadrez, quebra-cabeças para favorecer a habilidade de concentração e o raciocínio lógico.
Por fim, é digno de registro os resultados positivos alcançados por escolas das Superintedências Regionais de Ensino (SRE) localizadas na Região Norte do estado, cuja situação econômica e social é preocupante e aquém das demais subregiões de Minas Gerais. O esforço coletivo envolvendo Estado x Escola x Sociedade, demonstra que é possível sim, ter uma educação pública de qualidade, mesmo em uma região desfavorecida economicamente. Com boa educação e políticas sociais eficazes, acreditamos que as desigualdades regionais podem ser superadas!
Agora, precisamos continuar com o bom trabalho, colocar em prática as ações traçadas para mantermos o bom nível educacional de nossa escola, o que será muito bom para nossos alunos e para toda a comunidade escolar.
TEBAS: UM PEQUENO DISTRITO, UM GRANDE EXEMPLO
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
Uma corrida armamentista na América do Sul?

Chávez não esconde de ninguém que pretende expandir sua doutrina política para o resto do continente, sob a inspiração de Simón Bolívar, líder histórico que participou de alguns movimentos de independências das colônias espanholas na América, ele pretende remodelar o socialismo, adequando-o ao século XXI.
A reação brasileira começou agora com o Governo Lula anunciando novos investimentos para as forças armadas, com o intuito de modernizar as instituições militares e substituir equipamentos obsoletos, fruto dos poucos investimentos destinados aos militares, desde o fim da Ditadura Militar. Não obstante, foi celebrado um acordo bilateral envolvendo Brasil e França, que ocorreu no início de fevereiro do corrente ano na Guiana Francesa, que prevê transferências de tecnologias militares da França para o Brasil, incluindo ajuda ao Projeto Brasileiro de construir um submarino nuclear.
O presidente Lula, com os novos investimentos nas forças armadas, atende a uma reivindicação dos militares e, ao mesmo tempo, indica para a Venezuela que o Brasil não está estático e não está disposto a entregar o cargo de líder da América Latina facilmente.
Não estamos vivendo confronto militar, tão pouco diplomático, mas não se pode negar que há uma disputa velada entre Brasil e Venezuela pela hegemonia política no Continente Latino Americano.
Nesse caso, os investimentos no poderio militar de cada país pode ser o diferencial, ou o fator decisivo para o exercício efetivo da liderança de uma sobre as demais nações.
Essa situação nos remete ao período do pós-segunda guerra mundial, terminado o conflito E.U.A e U.R.S.S. promoveram uma "Guerra Fria", marcada por ausência de confronto bélico direto e por vultuosos investimentos em armas nucleares por ambas as partes. Porém, os países disputavam a hegemonia política no Mundo, utilizando para isso suas forças armadas. Venceram os E.U.A, o que tornou essa nação a maior potência militar e econômica do Planeta.
Enquanto a "Guerra Fria" durou, o Mundo ficou inquieto, as pessoas vivam sob o risco de uma guerra nuclear que poderia colocar um fim à existência humana.
Será que iremos presenciar um fenômeno semelhante ao descrito acima, aqui na América Latina? Será que nosso país precisa realmente destinar mais recursos financeiros para as forças armadas?
Se as forças armadas brasileira conseguirem impedir o tráfico de drogas, armas, de animais e até de humanos nas fronteiras do país, e conseguir ajudar os órgãos competentes a evitar o desmatamento da Floresta Amazônica, compensará os investimentos recebidos, e a resposta para a pergunta seria sim. Caso contrário, penso que não, pois não podemos nos esquecer das prioridades sociais do país - Educação e Saúde - para destinar recursos financeiros para a aquisição de armamentos e tecnologias militares.
As necessidades de grande parte da população brasileira são mais urgentes do que uma disputa política e militar com a Venezuela.
________________________
*Rodolfo Alves Pereira
Diretor e Professor da E. E. Justiniano Fonseca
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
O início da jornada escolar

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
domingo, 3 de fevereiro de 2008
Cientistas afirmam ter criado espermatozóides femininos

De acordo com os responsáveis pelo estudo, a pesquisa está parada, pois aguarda aprovação ética, por parte da Universidade, para dar continuidade ao trabalho. A questão suscitou polêmica, afinal, o sucesso de tal pesquisa possibilitaria a gravidez sem a necessidade do espermatozóide masculino para fertilizar um óvulo masculino. Assim, lésbicas poderiam gerar filhos, independente da presença masculina.
As polêmicas atravessam princípios morais, indo de encontro a dogmas religiosos, como por exemplo o matrimônio, para o qual é necessário a relação entre Homem x Mulher para a geração de uma nova vida.
Gostaríamos de saber a opinião de nossos usuários com relação a possibilidade de criação de espermatozóides femininos e, o conseqüente, fim da exclusividade masculina na geração de espermatozóides. Participe da enquete.
Leia a notícia completa no sítio da BBC Brasil:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/01/080131_celulatronco.shtml