segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Os resultados do PROALFA

No segundo semestre de 2007, a nossa Escola participou pela primera vez da Avaliação Externa do SIMAVE (Sistema Mineiro de Avaliação da Escola Pública) - PROALFA (Programa de Avaliação do Ciclo Inicial de Alfabetização).


Os alunos que realizaram essa avaliação foram os estudantes do 3º ano (fase II) do Ensino Fundamental.


Os resultados foram divulgados no final do ano passado e já foram repassados para os servidores da escola, agora estamos disponibilizando o resultado no Blog e, em breve, no jornal.



A média atingida por nossos alunos foi 519 pontos, em uma escala de proficiência que vai de 0 a 800. Um fator positivo da avaliação foi a ausência de alunos da nossa escola no nível "baixo", no qual os alunos conseguiriam ler apenas palavras. Conseguimos atingir o nível intermediário, onde estudantes conseguem ler frases e pequenos textos.




Junto com os resultados, a Secretaria de Estado de Educação divulgou metas para serem atingidas por todas as escolas estaduais nos próximos anos. O gráfico abaixo ilustra o caminho que nossa Escola deve seguir para alcançar novos objetivos e melhorar ainda mais seu desempenho nas futuras avaliações:














Estabelecidas as metas para os anos seguintes, a direção da escola juntamente com os professores e a especialista em educação discutiram e definiram várias ações que irão contribuir para a manutenção dos bons resultados nas avaliações externas e, conseqüentemente, para o cumprimento das metas estabelecidas. Dentre as principais ações pedagógicas, destacamos:

  • O trabalho com gêneros textuais diversificados - revistas em quadrinhos, jornais, livros, imagens e literatura específica para o 3º ano do Ensino Fundamental;


  • Estímulo a produção de textos;


  • A utilização de jogos como, damas, zadrez, quebra-cabeças para favorecer a habilidade de concentração e o raciocínio lógico.

Por fim, é digno de registro os resultados positivos alcançados por escolas das Superintedências Regionais de Ensino (SRE) localizadas na Região Norte do estado, cuja situação econômica e social é preocupante e aquém das demais subregiões de Minas Gerais. O esforço coletivo envolvendo Estado x Escola x Sociedade, demonstra que é possível sim, ter uma educação pública de qualidade, mesmo em uma região desfavorecida economicamente. Com boa educação e políticas sociais eficazes, acreditamos que as desigualdades regionais podem ser superadas!



Agora, precisamos continuar com o bom trabalho, colocar em prática as ações traçadas para mantermos o bom nível educacional de nossa escola, o que será muito bom para nossos alunos e para toda a comunidade escolar.

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