domingo, 3 de fevereiro de 2008

Cientistas afirmam ter criado espermatozóides femininos

O experimento ocorreu em uma universidade britânica e os resultados foram divulgados no final do mês de janeiro. Cientistas utilizaram células-tronco da médula óssea de mulheres e conseguiram criar espermatozóides imaturos. Imaturos, porque os espermatozóides não são capazes de fecundar um óvulo e, portanto, necessitam passar pelo processo de meiose para atingirem a maturação e tornarem-se capazes de fertilizar.
De acordo com os responsáveis pelo estudo, a pesquisa está parada, pois aguarda aprovação ética, por parte da Universidade, para dar continuidade ao trabalho. A questão suscitou polêmica, afinal, o sucesso de tal pesquisa possibilitaria a gravidez sem a necessidade do espermatozóide masculino para fertilizar um óvulo masculino. Assim, lésbicas poderiam gerar filhos, independente da presença masculina.
As polêmicas atravessam princípios morais, indo de encontro a dogmas religiosos, como por exemplo o matrimônio, para o qual é necessário a relação entre Homem x Mulher para a geração de uma nova vida.

Gostaríamos de saber a opinião de nossos usuários com relação a possibilidade de criação de espermatozóides femininos e, o conseqüente, fim da exclusividade masculina na geração de espermatozóides. Participe da enquete.


Leia a notícia completa no sítio da BBC Brasil:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/01/080131_celulatronco.shtml

Nenhum comentário: